quinta-feira, 9 de junho de 2011

"Arte al paso" na Estação Pinacoteca

Estação Pinacoteca (SP) recebe a coleção de arte contemporânea do Museo de Arte de Lima. A exposição está em cartaz até o dia 31 de julho. Sob curadoria de Tatiana Cuevas e Rodrigo Quijano, o evento expõe 100 trabalhos de 36 artistas peruanos, que refletem a paisagem sociopolítica e institucional do Peru dos últimos 40 anos. São pinturas, esculturas, instalações, vídeos e fotografias.

O nome da exposição, "Arte al paso", veio do projeto criados nos anos 80 pelo coletivo de arte E.P.S. Huayco. Nos anos 50, houve migração de populações rurais do Peru para as cidades. Nas ruas de Lima, surgiram empregos informais, chamados de "al paso" (de passagem). A arte do coletivo seria também "de passagem", para ser consumida das ruas, assim como o eram os empregos informais que surgiram nos anos 50. A crítica do coletivo, justamente, foi dirigida aos vazios institucionais do Peru, que, nos anos 70, não possuía sequer um museu de arte moderna. Escolheram, assim, os caminhos alternativos das ruas.

Serão expostas obras de artistas como Emilio Hernandez Saavedra, que denuncia os vazios institucionais no Peru, Sandra Gamarra, Suzana Torres, Fernando Bryce, Alfredo Márquez e Armando Andrade.

ARTE AL PASO – COLEÇÃO CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DE ARTE DE LIMA De 28/5 a 31/7: ter. a dom. 10h/17h30. Estação Pinacoteca: Lgo. General Osório, 66, t Luz, tel. 3335-4990. R$ 6 (grátis aos sábados)

Tudela (Armando Andrade) / 2005

Glória Evaporada (Eduardo Vilanes) / 1994

Carpeta Arte Al Paso (Huyaco) / 1980

Sin titulo (Christian Bendayán)

Remember Fernandito 2 (Jesús Ruiz) / 1987

(Armando Andrade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário