sexta-feira, 18 de março de 2011

The PEN Story

O Youtube é a maravilha dos nossos tempos! Fuçando aqui e ali, a gente acaba encontrando vídeos inteligentíssimos e super bem produzidos. Mas foi numa aula não tão usual de Métodos de Pesquisa em Comunicação que tive contato com uma produção show, vídeo-propaganda da Olympus.

O vídeo é um stop motion refotografado em stop motion. Como assim, gente? É assim: ele fotografa cenas que podem ser colocadas em formato contínuo e, depois, fotografa as fotos feitas uma ao lado da outra. Essa segunda parte de refotografar também é feita em stop motion, mostrando partes da casa. Deu pra entender? Dá uma olhada aqui:



A produção se configura dentro das novas formas de se fazer propaganda. Antes do produto, a ideia. E a venda da ideia exige publicidades mais elaboradas. Basta dizer que, para fazer esse videozinho aí de 3 minutos, foram tiradas 60.000 fotos! Pesado. O bom - ou o ruim, talvez - é que acabamos nos apaixonando por inúmeros trabalhos. Aquela paixonite artística, catártica, por trabalhos publicitários. Bizarro, né? É aí que fica a polêmica das fronteiras entre arte e publicidade. Acho que, hoje, está cada vez mais difícil desassociar o mundo de si mesmo.

Para dar mais algumas informaçõezinhas, o The PEN Story se inspirou no A wolf loves pork, de Taijin Takeuchi (super-ultra-mega parecido), e tem a trilha sonora de Johannes Stankowski, Down Below. Belíssima!

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